+ Informações



Psicopedagogia

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese.
Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da freqüência e da presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. E posteriormente faz-se um diagnóstico com a criança ou adolescente, e esta, avaliação poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.

Endereço Comercial Clínicas de Psicologia Lilian Barbosa:


Consultorio de Psicopedagogia em Goiânia-GO
Rua 03 - Nº 800 - Ed. Office Tower - Sala 804 - Setor Oeste – Goiânia-Goiás (Entre a Praça Tamandaré e Fórum).
Referência: Rua da Churrascaria do Walmor
CEP 74-115-050
Telefones: 62-3215-5020 ou 62-9614-4939
Tratar: Lilian Barbosa

e-mail: rhemalilian@hotmail.com